A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tem intensificado a implantação de unidades de fluoretação de água em nove sistemas de abastecimentos na Bahia. As cidades contempladas foram
- Teixeira de Freitas,
- Porto Seguro,
- Nova Viçosa,
- Caravelas,
- Medeiros Neto,
- Mucuri e Alcobaça, no sul do Estado.
A ação integra a segunda etapa do Programa de Fluoretação do Brasil Sorridente, do Governo Federal, e vai beneficiar uma população de cerca de 20,3 mil pessoas nestas cidades.
Segundo Gilmar Costa, gerente da unidade regional da Embasa na região, falta implantar poucas unidades de fluoretação na microrregião de Porto Seguro, como as das cidades de Monte Pascoal e Lajedão. “Estes sistemas eram operados pelas respectivas prefeituras municipais e foram recém-incorporados à Embasa”, explica Gilmar.
Entre as medidas preventivas da cárie dentária recomendadas pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), a fluoretação da água distribuída à população é a de maior alcance social.
Sobre o Brasil Sorridente:
O Brasil Sorridente é um programa que engloba diversas ações do Ministério da Saúde e busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. Serão investidos aproximadamente R$ 1,3 bilhão até o final de 2006.
Fonte: Jornal do Site
0 comentários:
Postar um comentário