Halitose nada mais é do que mau hálito, e 80% dos casos originam-se na própria boca da pessoa. Calcula-se que 40% da população aproximadamente sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma fase de sua vida. E as causas podem ser desde a falta de escovação adequada até doenças no aparelho digestivo.
As causas mais comuns do mau hálito são:
• falta de escovação ou escovação errada, juntamente com a falta de uso do fio dental. O acúmulo de bactérias entre os dentes e na parte superior da língua produzem gases após a metabolização dos alimentos gerando o mau hálito.
• gengivite e periodontite; doenças que causadas por inflamações nas gengivas.
• comer alho ou cebola, pois os gases produzidos pela sua digestão conseguem ser absorvido pela circulação sanguínea e ser eliminado pelos pulmões, consecutivamente expelidos pela boca. Por isso, o hálito ruim pode permanecer mesmo após a escovação dos dentes.
• faringite ou amigdalite, um dos primeiros sinais dessas doenças em desenvolvimento é o mau hálito, principalmente nas crianças;
• fumar e ingerir bebidas alcoólicas e café em excesso;
• Boca seca, causada por alguns remédios ou por distúrbios ou por menor produção de saliva durante o sono, pois a saliva é um anti-séptico bucal natural e quanto mais a boca for ressecada maior o mau hálito.
• ao acordar, isso ocorre porque a noite produzimos menos saliva permitindo que os ácidos e outras substâncias se deteriorem no interior de nossa boca, mas esse tipo é normalmente passageiro.
• muito tempo em jejum, muitas horas sem comer nada, pode causar mau hálito, pois o nosso corpo precisa produzir energia constantemente e em períodos de jejum há pouca glicose disponível como combustível. O organismo então passa a queimar gorduras para produzir energia e a metabolização de gorduras leva a produção de corpos cetônicos, substâncias com odor forte que são eliminadas pelos pulmões e que eliminamos pela boca.
• doenças como câncer, diabetes e problemas no fígado e rins.
Como prevenir o mau hálito
Escovar os dentes e a língua antes de dormir, ao acordar e após as refeições usando sempre o fio dental, podem ajudar a eliminar o mau hálito. E não se esqueça de visitar o seu dentista regularmente para uma limpeza mais profunda de seus dentes e caso o mau hálito persista somente o seu dentista poderá dizer se você está com algum problema mais sério.
Fonte: http://www.blogdosorriso.com.br/10/12/2009/o-que-e-halitose/
0 comentários:
Postar um comentário