Tudo depende da sua boca

Você sabia que dentes malcuidados oferecem perigo ao coração, ao estômago e aos pulmões? Zelar por eles, acredite, afasta problemas da cabeça aos pés.

Nossa boca abriga uma população de bactérias. Se colhêssemos 1 ínfimo mililitro de saliva, encontraríamos ali mais de 100 milhões desses micro-organismos. Uma parcela deles, justiça seja feita, trabalha em prol da cavidade bucal. No entanto, quando a escova e o fio dental são deixados de lado, as espécies vilãs se multiplicam e prevalecem, instalando a barbárie. O resultado desse descontrole são as cáries e as doenças da gengiva, problemas que ainda imperam na boca dos brasileiros. Mais de 90% da população enfrenta pelo menos uma cárie na vida e 80% dos adultos sofrem desde uma gengivite até seu estágio mais grave, a periodontite, correndo alto risco de perder a dentição.

O pior perigo é que as bactérias — e a inflamação acionada por elas — propiciam males bem longe da arcada dentária. Os micróbios da doença periodontal, por exemplo, amplificam problemas cardíacos, gastrites, sinusites, pneumonias e até artrites. Quem não escova os dentes direito pelo menos duas vezes ao dia encara um risco 70% maior de padecer de males cardiovasculares. Para prevenir dores, hálito ruim e encrencas a distância, lance mão da escova, da pasta e do fio dental após as refeições e consulte, a cada seis meses, o dentista. Aproveite e solte a voz. Convoque todo mundo a cuidar da boca para ostentar um sorriso bonito e um corpo saudável.

0 comentários:

Postar um comentário