Campanha investe contra uso de jaleco na rua como símbolo de status



Uma campanha interna pelo uso correto do jaleco da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, ganhou projeção nacional no meio odontológico.  A iniciativa tem o objetivo de conscientizar profissionais e estudantes da área da saúde a não usarem jaleco fora do ambiente de atendimento a pacientes.  A idéia que deu início ao projeto surgiu quando os docentes perceberam que os alunos da área de saúde usavam o avental em lugares impróprios, como em restaurantes e na porta das escolas.
 A iniciativa da Unifal foi divulgada inicialmente pelo blog Vida de Dentista, fazendo com que a empreitada ganhasse visibilidade. Os leitores do blog aprovaram a iniciativa e deflagraram a divulgação maciça do cartaz nas redes sociais Facebook e Twitter.

Outras iniciativas

Outros movimentos com o objetivo de conscientizar profissionais da saúde quanto ao uso de jaleco já estão acontecendo.Um desses projetos chama-se Campanha do Uso Consciente do Avental (Cuca Coletiva) e foi organizado em 2005 pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A campanha teve início na disciplina de Saúde Coletiva da graduação de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP, que propôs aos estudantes que criassem uma campanha envolvendo algum aspecto da saúde pública. Após o término da disciplina, o projeto foi redigido e encaminhado ao Fundo de Cultura e Extensão, no qual foi aprovado.



No Paraná já é lei

Desde 12 de junho de 2010 está em vigor no Paraná uma lei que proíbe o uso de jalecos e demais equipamentos médicos, como estetoscópios, e de proteção individual em locais públicos. A Lei Estadual 16.491/2010, fiscalizada pela Vigilância Sanitária, prevê multa de R$ 193,72 àqueles que forem flagrados descumprindo a regra.
Desde a implantação da lei, a Associação Evangélica Beneficente de Londrina (Aebel), mantenedora de diversas instituições de saúde, vem promovendo uma campanha pelo uso consciente do avental. O projeto é desenvolvido por meio de cartazes educativos, materiais que ensinam passo a passo a melhor maneira de retirar o jaleco e visitas de equipes a hospitais e clínicas.
 Fonte: Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro - http://www.cro-rj.org.br/busca-noticiasR.asp?pid=323

0 comentários:

Postar um comentário