Campanha pela valorização profissional na odontologia


Os blogs de odontologia se unem para colocar o assunto da valorização profissional na odontologia em pauta. Tem gente que não valoriza a profissão dentista. Gostaríamos que todos dentistas ativos nas Redes Sociais parem alguns minutinhos para ler e refletir sobre os problemas da valorização dos dentistas pela sociedade e por eles mesmos, como classe. Compartilhe, navegue pelas várias opiniões dos outros blogs nos links espalhados em laranja pelo texto e mais importante: deixe a sua opinião.

Dentista, você está sendo observado! Afinal, o que significa “valorização profissional“? Significa ganhar mais? Cobrar mais caro? Li alguns textos relacionados ao assunto e partilho à seguir a conclusão de muitos deles: O conceito de valorização profissional é amplo e intrincado, dependendo de vários fatores, contando principalmente, com a motivação do profissional, com o ambiente de trabalho, com o “gostar do que faz” e esperar uma das consequências positivas que é a melhor remuneração.
Segundo o texto do engenheiro Enio Padilhadignidade, realizaçãoreconhecimento,segurança e perspectivas promissoras são os principais indicadores da valorização profissional. Poxa, vejam que interessante. Estando essas cinco condições em equilíbrio, o aumento do “dindin” que entra, vem como uma consequência.
Vamos trazer isso para a nossa realidade odontológica? Imagino que existam muitos dentistas donos de clínicas que contratam outros dentistas como funcionários, não é? Você, contratante, está pensando nessas cinco condições acima? Existe coisa pior do que trabalhar desmotivado? Trabalhar inseguro em relação aos procedimentos odontológicos que você realiza? E trabalhar em um lugar onde você não tem perspectiva nenhuma de crescimento? 
Eu sou dentista há 10 anos e posso dizer que já trabalhei em quase todos os tipos de trabalho que a profissão pode oferecer. Trabalhei em clínicas, consultórios, em Pronto Socorro, já dei plantão de madrugada e de final de semana, já fiz serviços em atendimento em casa e etc. Muitas vezes tive falta de um ou mais desses indicadores citados acima. A gente acha que pelo empregador ser um dentista, ele vai necessariamente nos valorizar, mas muitas vezes isso não acontece. E a parte da remuneração também serve de motivação, claro. Já me ofereceram trabalhar por porcentagem de 25% sobre preços de convênio … Não vale a pena nem sair de casa, nessas condições. Cadê a ética com os colegas?
Essa discussão ainda inclui valorizar toda a equipe odontológica. De alguns anos para cá as(os)  THDs (Técnicos(as) em Higiene Dental) e ASBs (Auxiliares de Saúde Bucal) foram profissionalizadas e regulamentadas com sucesso. Muitos podem pensar que isto aumentou o custo para o dentista, mas eu enxergo como a maior valorização profissional que ocorreu na odontologia nos últimos anos. Quem trabalha com os profissionais dessa área sabe o quanto nossa eficiência e produtividade são aumentadas.
Por fim, vou tocar em um assunto recorrente aqui no blog e na odontosfera em geral: dentista que não se valoriza. Seja em relação às míseras tabelas de convênios, ou anúncios anti-éticos em sites de compras coletiva, ou mesmo aquele doutor que não cobra a consulta inicial: vocês ajudam a levar a odontologia para o buraco e ainda tem a mania de reclamar por aí: “a profissão está uma droga”; “Esse CRO que não faz nada…” e etc. O dentista nem sequer sai da sua casa para votar, por exemplo, em uma eleição do conselho e depois fica choramingando pitangas. “Impunidade Legal, bem como a Impunidade Moral são responsabilidades do sistema e também nossa. De cada profissional individualmente.” - mais um trecho valioso do texto supracitado.
Pessoal, vamos ser mais atuantes! Vamos nos atualizar profissionalmente para sermos cada vez mais competentes! Mais conscientizados e conscientizadores! Vamos nos envolver com conselhos, sindicatos e associações! Assim poderemos cobrar. Poderemos crescer. Poderemos ser vistos com novos olhos. A mudança começa agora! Siga aí o refrão do música “Man in the Mirror” do Michael Jackson: “Eu vou fazer uma mudança … Estou começando com o homem no espelho; Estou pedindo para ele mudar seus modos; E nenhuma mensagem poderia te sido mais clara: se você quer fazer do mundo um lugar melhor, olhe para você mesmo e faça uma mudança.”
Link do texto brilhante do engenheiro Ênio Padilha, citado acima - AQUI 
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Luiz Rodolfo

0 comentários:

Postar um comentário