Profissional de saúde terá acesso a publicações em site


A expectativa é que 1,8 milhão de médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e outros profissionais possam consultar o conteúdo do site


Profissionais de saúde com registro profissional podem agora acessar publicações científicas em um portal lançado pelos ministérios da Saúde e da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A expectativa é de que 1,8 milhão de médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e outros profissionais possam consultar pesquisas, artigos e usar ferramentas para análises estatísticas. O endereço do site éhttp://periodicos.saude.gov.br/.

Batizado de Saúde Baseada em Evidências, o portal usa a base de dados do Portal de Periódicos, da Capes. Foram investidos R$ 10 milhões na iniciativa e na compra do acervo digital de sete bancos de dados. O acesso ao portal será feito com o número do registro profissional (CRM) e uma senha. Já estão cadastrados 920 mil trabalhadores em saúde. Está em curso também um plano para promover novos cursos de medicina em universidades públicas. Não está definido o número de vagas que seria aberto. As pastas de Saúde e Educação vem trabalhando para aumentar a oferta de profissionais de medicina no País, a pedido da presidente Dilma Rousseff. A ideia é aumentar a relação de médicos disponíveis para população e traçar estratégias para fixar profissionais em áreas de difícil acesso.
Foram selecionados para fazer parte do portal sete bases de dados, como ProQuest Hospital Collection e Micromedex. A seleção foi realizada com base em levantamentos feitos por especialistas sobre os temas mais relevantes. As consultas serão mapeadas para acompanhar os assuntos mais procurados.

Portal de Periódicos
Por meio do Portal de Periódicos, a Capes oferece para a comunidade acadêmica brasileira o acesso a publicações atualizadas e conteúdos de alto nível, assinados com editores e associações nacionais e internacionais. O conteúdo é apresentado de forma livre e gratuita no Portal de Periódicos para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil que atendem a alguns critérios definidos pela Capes. Atualmente, 398 instituições têm acesso ao Portal de Periódicos.

A Capes adquire, anualmente, novos títulos nas diferentes áreas do conhecimento para atender às solicitações dos usuários e renova os demais conteúdos com os editores. O Portal de Periódicos possui um grande acervo de publicações científicas, com mais de 31 mil periódicos em texto completo, 121 bases referenciais, 105 bases de livros eletrônicos, 64 bases de teses e dissertações, 57 bases de estatísticas, 34 obras de referência, 10 bases de patentes, além de normas técnicas, arquivos abertos e redes de e-prints.

Fonte: Ministério da Saúde
 

0 comentários:

Postar um comentário