Encontro no Rio vai defender a valorização da loucura individual na busca pelo bem estar coletivo

RIO – A loucura que habita cada um de nós norteia o tema do V Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (Enapol) que acontece em junho, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Sob o título “A saúde para todos, não sem a loucura de cada um”, o evento vai reunir mais de mil profissionais de mais de 15 países da América para discutir as políticas de propagação do bem-estar na sociedade, com a preocupação de manter as características pessoais dos cidadãos.
   - Somos saudáveis, mas com imperfeições, diferenças e singularidades. A idéia de saúde para todos, mas sem a maluquice de cada um não se sustenta. Pensamos num bem-estar qualificado – explica Marcus André Vieira, diretor-executivo do encontro, que acontece dias 11 e 12 no Hotel Sofitel em Copacabana.
No Enapol, será questionado qual o bem-estar que se deseja alcançar. O mal-estar afeta hoje a muitos e transborda em abuso de substâncias, excessos, atos em conflito com a lei e relacionamentos fracassados. Além de apresentar e discutir mais de 300 casos clínicos, os psicanalistas vão receber autoridades da área do direito, da educação e da saúde para tratar de assuntos correlatos.
   A preparação já começou e diversos trabalhos estão sendo produzidos sobre o tema. O resultado será lançado no Enapol: um livro com 23 textos e que receberá o mesmo título do evento, numa parceria da Escola Brasileiro de Psicanálise (EBP) e a editora Wak. Estarão presentes a psicanalista Judith Miller, presidente da Fundação do Campo Freudiano; e os conferencistas Leonardo Gorostiza, presidente da Associação Mundial de Psicanálise e Eric Laurent, membro da École de la Cause Freudienne, com sede em Paris.
   O Enapol acontece a cada dois anos e segue as diretrizes do evento correspondente na Europa (Existe saúde ideal? este ano). Ainda há vagas e as incrições podem ser feitas pelo site do encontro. A última edição ocorreu em 2009, em Buenos Aires, Argentina.
   Os eventos preparatórios acontecem em todo Brasil e, no Rio, começam nessa segunda as atividades semanais previstas para os meses de abril e maio. Os encontros são abertos ao público, ocorrem a partir das 19h na sede da EBP no Rio, e a primeira discussão será sobre “Lei e gozo: a miragem do gozo do Outro, culpa e responsabilidade”. Mais informações no site da organização.

Fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/04/11/encontro-no-rio-vai-defender-valorizacao-da-loucura-individual-na-busca-pelo-bem-estar-coletivo-924203472.asp

0 comentários:

Postar um comentário